"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

sábado, 15 de maio de 2010

Alimentação Saudável

Hoje em dia a maior causa de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e tantas outras são provenientes de uma alimentão inadequada.

Comer lanches e frituras no lugar de um prato de feijão com arroz, não é aconselhável e, no entanto é muito comum.
Se você pretende ter uma vida longa e de qualidade comer bem é o primeiro passo.

Uma alimentação saudável é aquela onde consumimos alimentos de diferentes grupos em quantidades adequadas ao longo do dia. O que vem a ser esses grupos de alimentos?
São grupos que tem valores nutritivos variados, apresentando nutrientes também diferentes e que devem ser combinados para que a alimentação seja considerada equilibrada.
São três os grupos de alimentos: reguladores - alimentos que fornecem vitaminas e minerais, exemplo: frutas e verduras; construtores - alimentos que fornecem proteínas, exemplo: carnes em geral, ovos, queijos; energéticos - alimentos que possuem uma maior quantidade de carboidratos, exemplo: massas em geral, batata, inhame, aveia, açúcar, arroz entre outros.

Uma pergunta bastante freqüênte é "como podemos ter uma alimentação saudável?". Toda vez que for comer, coloque no prato alimentos dos três grupos: reguladores , construtores e energéticos. Se colocarmos ao menos um alimento desses três grupos cada vez que comemos estaremos tendo uma alimentação mais equilibrada. Para facilitar a compreensão dos três grupos alimentares foi criada a Pirâmide Alimentar:




Ela é uma forma simples de conseguirmos entender como distribuir melhor ao longo do dia os alimentos dos três grupos. Aqueles alimentos que estão na base da pirâmide devem ser mais consumidos e aqueles que estão no topo menos.

-

Dra. Amanda Turazzi
CRN: 7877/P




Nenhum comentário:

Postar um comentário