"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alimentos Funcionais








  • O que são?
Alimentos funcionais ou nutracêuticos são alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefícios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. São considerados promotores de saúde, e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

A importância para a saúde do uso destes alimentos verifica-se no Brasil pelo fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. E o consumo regular desses alimentos pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel
fundamental sobre a saúde delas.
  • Consumo de alimentos funcionais
 - É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

 - Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

 - O risco que existe na ingestão deste tipo de alimento restringe-se somente em não obter os resultados esperados, já que esses alimentos não possuem contra indicação.


Dentre a variedade de alimentos funcionais, darei maior enfâse a linhaça.

  • Linhaça
  
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais ricafonte de Ômega 3 existente na natureza. Estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígena, principalmente em relação ao câncer de mama e colón. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, algumas quantidades de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, as sementes devem ser passadas em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. Podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos.

  • Benefícios
- Vitalidade física
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

 - Baixa de peso
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.

 - Combate ao câncer
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA. 
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. 

 - Sistema digestorio

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

 - Para auxilio da reduçaõ do colesterol, sintomas da TPM e menopausa
Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.


SEGUE ABAIXO UMA RECEITA DE BOLO DE LINHAÇA..
Bolo Fiber
Ingredientes:
  •  3 ovos inteiros
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 100g de uva passa
  • 200g de ameixa seca sem caroço
  • 2 colheres de sopa de linhaça
  • 2 maçãs (com casca)
Modo de preparo:
- Bata a semente de linhaça no liquidificador até virar pó;
- Bata as claras em neve com o fermento;
 - Em um recipiente bata as 3 gemas de ovos (guarde as claras), com o óleo, o açúcar, a farinha de trigo e o pó da linhaça;
 - Em seguida adicione a mistura as claras em neve já batidas, as uvas passas, as ameixas e as maçãs;
 - Misture bem;
 - Coloque a massa em uma forma média;
 - Leve ao forno de 180 graus por aproximadamente 25 min.

Rendimento: 10 porções





Nenhum comentário:

Postar um comentário