"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

quarta-feira, 26 de maio de 2010

BENEFÍCIOS DO TOMATE CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA


Quem não resiste a boa macarronada de domingo tem mais um motivo para comemorar: uma substância contida no tomate, o licopeno, responsável pela cor avermelha da fruta, está sendo apontada como uma das formas de prevenção ao câncer de próstata.

Em condições normais, a próstata não pesa mais do que 20 gramas e sua principal função é produzir parte do líquido seminal expulso com o esperma durante a ejaculação. Ela também desempenha papel importante no mecanismo que regula o fluxo urinário e protege essa região contra infecções.

A partir dos 50 anos de idade, a parte interna da glândula constuma crescer (hiperplasia prostática); porém, nem sempre isso representa a existência dp câncer.

Recentes estudos demonstram que o licopeno pode ser uam nova arma contra este tipo de câncer. Um estudo da Universidade de Harvard domonstrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate, catchup, tem diminuido em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.

O licopeno funciona como um poderoso antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres, que podem alterar a cadeia de DNA na célula e provocar a formação de substâncias cancerígenas.

O consumo de molho de tomate e não do tomate fresco aumenta a concentração sanguínea de licopeno; mais a substância não é só encontrada no tomate, mais também está presente em outras frutas como o morango e a melancia. A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno forne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade.

  • Como vimo, o molho de tomate é a melhor forma de biodisponibilidade do licopeno, a substância que pode diminuir o risco de cãncer. Para obter o molho faça o seguinte:
 - Cozinhe cerca de 6 tomates inteiros devidamente lavados
 - Bata-os a seguir no liquidificados, coe e está pronto para consumir.

OBS.: Consuma cerca de 1/2 xícara do molho todos os dias. Aproveite e eriqueça esse molho com ervilhas, soja, grão de bico, lentilhas, etc. 

Atenção: Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior é a quantidade de licopeno presente.


ABAIXO SEGUE UMA RECEITA

TOMATE RECHEADO COM LEGUMES

Ingredientes:
  • 4 tomates
  • Sal a gosto
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 10 ramos de salsinha picados
  • 2 xícaras (chá) de legumes variados
  • 5 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo:

Lave os tomates e seque-os com toalha de papel. Em seguida, corte a parte superior e retire a tampa. Com uma colher pequena, retire com cuidado a polpa e as sementes. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva (reserve 1 colher de sopa) junte a polpa e as sementes do tomate e refogue, mexendo de vez enquando, por 2 minutos. Adicione os legumes que foram cozidos e refogue, sem parar de mexer, por mais 5 minutos, ou até ficar macia, mai crocante.  Acrescente a farinha de rosca, a salsinha e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 2 minutos, ou até obter um refogado encorporado. Retire do fogo e deixe esfriar e deixe esfriar por 10 minutos. Com o azeite de oliva reservado, unta uma assadeira retangular de 18 cm x 28 cm. 
Recheie os tomates com o refogado e disponha-os na assadeira. Por último,  povilhe o queijo parmesão ralado e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno em temperatura média por mais 10 minutos. Retire do forno, elimine o papel alumínio e deixe por mais 5 minutos, ou até o tomate assar. Retire do forno e sirva.

Rendimento: 4 unidades


Drº Amanda Turazzi
CRN 7877/P