"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

sábado, 29 de maio de 2010

Curta as festas juninas sem culpa!!!

O segredo é controlar o consumo, não exagerar nas porções e dançar um pouco para gastar as calorias.

Comemorar o mês de junho é um costume antigo em várias regiões do mundo. De origem européia, elas fazem parte de uma antiga tradição pagã que celebra o slstício de verão, que ocorre entre os dias 20 e 21 de junho. No solstício de verão, o sol atinge seu ponto mais alto no céu, caracterizando o dia mais longo do ano.

No Brasil as festas juninas tiveram grande influência religiosa das festas em homenagem aos santos portugueses, principalmente Santo Antônio, São João e São Pedro. No Nordeste, as comemorações impulsionam o turismo e a economia da região.

Bandeirinhas, quadrilha, fogueira, fogos de artifício, roupas divertidas e muita música. Todo esse clima encanta, mas, sem sombra de dúvida o ponto alto da festa junina são as famosas comidas típicas.

Canjica, pamonha, arroz-doce, milho-verde, pé de moleque, pipoca, batata doce, bolo de milho... E que resiste a uma paçoca?? Humm....

Apesar de extremamente saborasas, todas essas guloseimas possuem elevado valor calórico. Ainda bem que, apesar do excesso de calorias, os ingredientes principais dessas receitas são ricos em nutrientes.


Amendoim:

É o segundo maior alimento produzido no mundo e apesar de ser classificado como um tipo de noz, é considerado uma leguminosa rica em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100 gramas deste nutritivo alimento possui nada menos que 500 kcal!! Portanto manere na quantidade se não quizer engoradar!!


Milho:

Canjica, fubá, pipoca são alguns de seus derivados. É um dos alimentos mais utilizados no Brasil destacando-se por elevado teor de vitamina A, C, folato, B1 (tiamina), potássio, ferro e fibras. Em todas as regiões do Brasil há, pelo menos um prato típico preparado com ele.


Batata doce:

É uma excelente fonte de vitamina A na forma de betacaroteno. Apesar de seu gosto adocicado, esse tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais.


Arroz Doce:

Destaca-se por seu elevado poder energético.





Mais e o excesso de calorias? Como fica?

A dica da nutricionista Maria Fernanda Elias Llanos para garantir a diversão sem ganhar aqueles indesejáveis quilinhos extras, é controlar o consumo e as porções. Ou seja, você até pode se render a um bolo de milho quentinho, contanto que não exagere.

Segundo a nutricionista, a porção ideal para uma pessoa que não quer extrapolar, varia de acordo com sexo, idade e intensidade de atividades físicas, que a pessoa desempenha. Com tantas variantes, o conselho acaba sendo um só para todos: usar o bom senso e não deixar a gula dominar.

Os produtos light, com menos teores de açúcares e gorduras, também sõa uma boa opção para receitas menos calóricas. E se você achar que exagerou um poquinho, aqui vai outra dica: dance! A dança é uma atividade aeróbica e ajuda a queimar muitas calorias.





Fonte: Nestlé; RG nutri


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P