"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ei, você gosta de Macarrão Instantâneo (Miojo)?

Apesar de rápido, fácil e barato... será que é saudável?

Bem, vou começar contando a origem do "Miojo"... Ele foi criado na China, mas teve fama no Japão após a 2ª Guerra Mundial, justamente pela facilidade do preparo.
Atualmente, ele é amplamente consumido, principalmente pelas pessoas que tem uma carga de trabalho muito alta e para quem chega muito cansado do trabalho e não quer e/ou não tem muito tempo para cozinhar. Ele fica pronto num piscar de olhos!!!

Mas será que engorda?

Ele tem como principal nutriente o carboidrato, que nos fornece energia para as principais atividades do dia-a-dia. E como todos os carboidratos, ele não é muito "amigo" da balança!
Um prato de macarrão instantâneo, possui o dobro de calorias de uma porção de batatas fritas! Isso mesmo, o dobro!!! E possui também a mesma quantidade de calorias, ou seja, cerca de 400 Kcal por cada 100g do macarrão.
Por ser um dos alimentos preferidos da criançada, os pais devem ficar atentos, pois pode gerar a tão temida OBESIDADE INFANTIL.

E para quem tem colesterol alto, pode comer Miojo?

Para quem tem colesterol alto, ele também não é indicado, pois tem alta quantidade de gordura!!! E para que ele seja uma refeição de rápido preparo, precisa ser pré-frito, por isso a elevada quantidade de lipídeos.

E para quem é hipertenso (tem pressão alta)?

Ele é um alerta para quem tem pressão alta, pois seu tempero tem grande quantidade de sódio, por isso o consumo deve ser totalmente excluído da dieta, não sendo recomendado seu consumo nem de vez enquando.
O tempero contém aproximadamente 2g de sódio e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a quantidade recomendada para um dia inteiro!!!

Mas como faço então para ter uma refeição rápida como o miojo, porém mais saudável?

Para quem não quer abrir mão do macarrão instantâneo, já existe no mercado o macarrão instantâneo integral, que além de conter grande quantidade de fibras é pobre em gorduras e também tem rápido preparo. E você ainda pode acrescentar legumes e temperos naturais (salsa, manjericão, cebola, alho) o que vai disponibilizar a você um prato super vitaminado e saudável!!!


Agora você já sabe, quando bater aquela fominha básica, dê preferência ao macarrão instantâneo integral, temperado com condimentos naturais, que vai dar um sabor a mais de comidinha caseira ao seu prato!!

Lembre-se sempe: viver bem, é viver com saúde!!!!!

Fonte: Portal R7
Dra. Ana Kelly Oliveira
CRN 7861/P

Um comentário: