"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ração Humana

O que é ?

A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes de excelente valor nutricional e ricos em fibras.

A ração humana apresenta diversos benefícios para saúde, tais como: ajuda no controle do colesterol e diabetes, melhora a imunidade, regulariza o funcionamento intestinal, melhora a disposição física, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, aumenta a saciedade e contribui para a diminuição da absorção de gorduras pelo organismo.

Ingredientes da ração humana:
  • fibra de trigo
  • leite de soja em pó (extrato de soja)
  • linhaça
  • açúcar mascavo
  • aveia em flocos
  • semente de gergelim
  • gérmen de trigo
  • gelatina sem sabor (Agar-agar)
  • guaraná em pó
  • levedo de cerveja
  • cacau em pó
  • oleaginosas (castanha, amêndoas, etc.)

 Linhaça
A linhaça é fonte de ômega 3 e fibras. O ômega 3 é um potente antioxidante, atua como um protetor do coração, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicérides.

Aveia
A fibra solúvel presente na aveia, a chamada beta-glucana, retarda o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Além disso, ela é essencial no auxilio da diminuição do colesterol e da glicose.

Açúcar mascavo
Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Amêndoa
É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e combate ao colesterol elevado.

Semente de gergelim
As sementes de gergelim possuem elevado valor nutricional, em virtude de quantidades significativas de vitaminas, principalmente do complexo B, vitamina E (antioxidante) e de minerais como cálcio, ferro, fósforo. Possui lignanas, nutriente que atua como antioxidante e na prevenção do câncer.

Gérmen de Trigo
Contém principalmente vitaminas do complexo B e vitamina E, excelente antioxidante. Ajuda a prevenir doenças do coração, regula a pressão arterial e contribui no combate a tensão pré menstrual.

Fibra de trigo
Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.


Leite de soja
É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, está por sua vez tem efeito benéfico sobre a produção e regulaçaõ hormonal. Contém isoflavonas que são fitoestrogénos isolados a partir da soja que, além de seu poder antioxidante, exercem efeitos hormonais e não-hormonais pela capacidade de se ligar a receptores de estrógeno. Auxilia também na redução de colesterol e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Castanha
É rica em folato e vitamina C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina (B2) e tiamina (B1).


Benefícios:

A relação do consumo da ração humana com o emagrecimento, vem da grande quantidade de fibras presentes nos seus ingredientes, o que contribui para o aumento da saciedade, uma vez que as fibras solúveis possuem maior viscosidade e diminuem o tempo de esvaziamento gástrico, o que consequentemente provoca a redução do volume de ingestão alimentar.

O consumo da ração humana também está relacionado com a inibição da absorção de gorduras pelo organismo, pois as fibras solúveis formam géis que “grudam” nas gorduras, impedindo a sua absorção. Um bom exemplo é a fibra encontrada na aveia, sob a forma de beta-glucana, que contribui para a diminuição do colesterol sanguíneo.

Para que a ração humana tenha um benefício na regularização intestinal, é necessário que o seu consumo seja regular, dentro da alimentação habitual, pois as fibras presentes no trigo, linhaça, aveia e no gérmen de trigo contribuem para a motilidade intestinal.

Sugestão de consumo: em sucos, vitaminas, frutas e salada de frutas.

Importante saber:

Apesar dos diversos benefícios à saúde, vale lembrar que é necessária atenção para a quantidade a ser ingerida diariamente. E que cada pessoa tem uma recomendação de ingestão diferente e por isso, o consumo da ração humana deve ser recomendado sob orientação de um nutricionista.
 
Também não esquecer do consumo de água, para que essas fibras fiquem bem hidratadas, assim facilitando o funcionamento do intestino.

É importante consumir aproximadamente 2 litros de água por dia.


Referências:

- Site: Nutri essencial consultoria. Disponível em: http://www.nutriessencial.com.br/nutrihome-mainmenu-77

Nenhum comentário:

Postar um comentário