"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

sábado, 29 de maio de 2010

* Você já ouviu falar em GORDOREXIA?*


Pois, é! Gordorexia!
Ocorre quando obesos “pensam” que são magros e com isso, colocam sua saúde em risco!!!
Distúrbio chamado gordorexia negligencia o problema e deve ser tratado também com psiquiatra!
A obesidade é considerada um sério distúrbio causado por vários fatores,  genéticos ou ambientais. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado pelo menos 14% da população brasileira foi considerada obesa.

Aliado a este problema, psiquiatras têm percebido a ocorrência de um outro distúrbio, desta vez de origem comportamental, em que pessoas obesas se veem mais magras do que realmente são e não percebem que o sobrepeso arrisca sua saúde. Diante disso, se sentem a vontade para comer sem restrições, ganhando cada vez mais peso e ficando, portanto, ainda mais doentes. O nome disso é gordorexia
De acordo com a psicóloga Patrícia Spada, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o distúrbio deve ser visto com um problema a mais, pois a obesidade já é perigosa para a saúde.

- Acontece o que chamamos de comorbidades, ou seja, doenças que acompanham a obesidade, como hipertensão, doenças cardiovasculares, ortopédicas, dermatológicas, alguns tipos de câncer, entre outras. 
Nem sempre é fácil perceber que o obeso sofre deste problema, mas vale ficar atento se a pessoa não vê o próprio corpo como ele realmente é, se desconhece as próprias emoções, e se é sedentário, mesmo quando recebe recomendações médicas para fazer tudo ao contrário, ensina a psicóloga.

Vale salientar que o termo, não é reconhecido pelos médicos brasileiros e nem pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 
A endocrinologista Leila Maria Batista Araújo, vice-presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), por exemplo, disse que nunca havia ouvido falar do termo gordorexia, porém percebe que muitos pacientes seus que são obesos não encaram o problema.

- Tem muita gente que se trata contra a hipertensão, diabetes e acha que isso é tudo isolado, sem perceber que é por causa da obesidade.

A pessoa é considerada obesa quando tem o IMC (Índice de Massa Corpórea, que associa peso e altura) maior ou igual a 30.

Porém, esse problema tem tratamento!

Tratamento e prevenção
Por ser um distúrbio duplo, a gordorexia deve ser tratada por diferentes ângulos e especialidades médicas, segundo as médicas consultadas. Para a psicóloga Patrícia Spada, a equipe deve ser multidisciplinar.

- Só o médico ou só o psicanalista não darão conta do recado. Tem-se que contar, além destes, com nutrólogo e/ou nutricionista, educador físico e em alguns casos com psiquiatra. É importantíssimo tratar a família também, principalmente se for criança, o que não é incomum. 
Ou, antes de tudo, apostar na prevenção para evitar a obesidade. De acordo com a vice-presidente da Abeso, ela deve ser feita desde a infância, porque a obesidade está crescendo em todo o mundo.

- A prevenção começa na primeira infância quando não se deve alimentar demais a criança, nem deixá-la muito tempo sedentária, assistindo a televisão e deixando de fazer exercícios físicos, nem incentivar comer muitos doces, que elas adoram.
Essa é uma questão que deve ser vista primeiramente pelos pais!
A prevenção realmente começa na família, por isso, vamos ficar alertas quanto a esse problema ter cuidado com o que colocamos na mesa!! 
Fonte: R7, por Camila Neumam.