"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

terça-feira, 29 de junho de 2010

*RECUPERE-SE DOS ABUSOS CALÓRICOS*


Quem nunca saiu da dieta e cometeu um abuso calórico? São muitas as tentações como churrasco, cerveja, petiscos, doces, e não resistimos à tentação.

Mas logo depois do abuso e de suas conseqüências vem o arrependimento. Mas não adianta se desesperar e achar que tudo está perdido.

Segundo especialistas, o melhor à fazer é voltar a ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos.

Ficar em jejum, reduzir muito as calorias ingeridas ou tentar essas dietas milagrosas de desintoxicação não resolve nada, muito pelo contrário, essas atitudes só prejudicam.

O segredo é comer varias vezes ao dia, mas em pequenas quantidades. O fracionamento das refeições faz com que o organismo aproveite melhor os nutrientes dos alimentos.

Esslas atitude também contribui para a diminuição de peso, pois quanto mais o organismo trabalha para digerir os alimentos, mais caorias ele queima.

Outra dica é consumir alimentos leves e de fácil digestão como peixes, saladas, cereais integrais e, principalmente, frutas, verduras e legumes.

Ao tomar um cafezinho ou um suco, prefira sempre o uso de adoçantes.

Prefira sempre um suco de frutas naturais ao invés de um refrigerante. Os refrigerantes não tem nenhum benefício para a saúde, além de conterem muito gás, o que acaba dificultando a digestão.

Nunca esqueça de beber bastante água durante o dia.

Evite sempre o consumo de alimentos ricos em gordura como frituras, lanches do tipo fast food e alimentos industrializados. 

Além dos cuidados com a alimentação, a pratica de atividade física também é essencial para se recuperar dos abusos cometidos,

Dê preferência as atividade aeróbicas como: corrida, caminhada, bicicleta que "aceleram" o metabolismo e favorecem a queima de gordura e calorias.




Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

sábado, 26 de junho de 2010

Os benefícios do consumo do azeite de oliva


Cada vez mais consumido no mundo, o azeite de oliva vem ganhando espaço na mesa do brasileiro.

Seu sabor agradável e os benefícios para  saúde favorece o acentuado consumo. Os gregos, já o chamavam de "ouro líquido".

Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos, comprovaram sua capacidade de combater as doenças cardíacas e reduzir o colesterol. O azeite de oliva, em especial o extra virgem, é um alimento funcional natural, por conter elevado teor de gordura monoinsaturada. 

A Sociedade Portuguesa de Arteriosclerose junto a Fundação Portuguesa de Cardiologia, realizou um estudo sobre o perfil lipídico da população daquele país. Observaram a ação direta do azeite em indivíduos com dislipidemia, ajudando a reduzir os níveis plasmáticos de LDL (colesterol ruim) e a aumentar o HDL (colesterol bom).

Outra novidade é sua ação relacionada ao tubo digestivo, segundo outro estudo, o azeite promove a secreção biliar e esvaziamento da vesícula reduzindo o risco de problemas da bile, do pâncreas e das funções gástricas. A ingestão de azeite de oliva extra virgem pode ainda amenizar o efeito maléfico de alguns alimentos no aparelho digestório, como os causados pelos alimentos ricos em gordura animal.

Possui ainda, uma poderosa ação antioxidante, altamente recomendado para inibir os efeitos tão temidos pelos radicais livres no organismo, previnindo doenças como arteriosclerose e o envelhecimento precoce.

Prioriza-se também, a ingestão de gorduras saudáveis, como o azeite de oliva na dieta das gestantes e crianças.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), junto com outras sociedades científicas também valorizam tal utilização, nesse período de constantes transformações e o desenvolvimento celular.

A necessidade de se ingerir gorduras não pode levar a gestante aintroduzir em sua dieta qualquer tipo de alimento. Tal afirmação baseia-se no conhecimento de, que o tipo de gordura ingerida pela gestante nesse período influencia o aparecimento e o desenvolvimento de placas de ateroma.

Dessa forma, deve-se dá importância a uma alimentação balanceada e individualizada, onde hábitos, tolerâncias e necessidades são priorizadas.



Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SUCO DE KIWI


Ingredientes:
  • 10 uvas verdes
  • 2 kiwis
  • 2 laranjas

Modo de preparo:

Corte os kiwis em rodelas grossas, descasque as laranjas e corte em gromos, retire as sementes das uvas.
Leve tudo à centrífuga ou ao liquidificador. Acrescente água se necessário.


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P


Fonte: TopMed

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O benefício medicinal do alho para o coração




 O alho é originário da Ásia Central, e desde 1500 suas propriedades medicinais já eram conhecidas em diversos países.

Na antiga China e na Índia, era utilizado para diminuir a coagulação sanguínea, e no Egito e na Grécia era considerado afrodisíaco. No século XIX Luis Pasteur, grande químico francês, demonstrou as propriedades anti-sépticas do alho.

O alho apresenta propriedades terapêuticas conhecidas desde os mais remotos tempos. Hoje se sabe que ele é bactericida, pode previnir doenças cardiovasculares e ser um bom anti-hipertensivo.

Os benefícios do alho podem ser atribuidos a sua ação antioxidante, combatendo os radicais livres, sendo esses altamente reativos, prejudicando a estrutura celular e o funcionamento normal do metabolismo da célula.

O alho tornaria menos provável a agregação das plaquetas (as células envolvidas na coagulação sanguínea) e a sua aderância às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto do miocárdio.

Há evidências que ele dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica. Além disso, reduz discretamente a pressão sanguínea, principlamente graças a sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos e ajudar a circulação do sangue. Outras pesquisas em andamento indicam que o alho contém potencial anticancerígeno.

Por enquanto, acredita-se que o seu consumo diminui o risco de câncer de colón no ser humano. Além disso, as pesquisas em animais de laboratório monstraram que ele ajuda a diminuir o câncer de mama, pele e pulmões, além de ajudar a previnir o câncer do colón e do esôfago.

A alicina é a substância ativa presente no alho, que é responsável pelos benefícios medicinais, conferindo a ele também o seu intensivo aroma.

A maioria dessas propriedades é potencializada quando o alho é triturado ou cortado, porém o calor pode destruir seus princípios ativos. Assim, devendo ser consumido cru.

A quantidade de alho a ser consumida para se obter algum benefício à saúde ainda não foi determinada. Alguns médicos alemãos receitam 4 gramas, ou o equivalente a 2 dentes, diariamente, para tratar a hipertensão ou colesterol elevado.


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

quinta-feira, 17 de junho de 2010

BENEFÍCIOS DO KIWI

Cada vez mais estudos mostram que o consumo de frutas é vital para promover a boa saúde. Frutas contêm vitaminas essenciais, além de minerais e fibra, que ajudam a proteger o organismo contras as doenças crônicas. Pessoas que consomem quantidades generosas de frutas como parte de uma dieta saudável têm maior probabilidade de reduzir de doenças crônicas como alguns tipos de cânceres, derrame e outras doenças cardiovasculares.

Dentre tantas frutas vamos nos deter ao kiwi. Está fruta é de origem chinesa, típica de regiões de clima temperado. Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos. A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.

Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico. É muito usado na fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.

Este fruto é extremamente saúdavel porque não contém gordura nem colesterol e tem muito menas calorias do que outras frutas como a banana e a uva. Para cada 100 gramas da fruta vai ter aproximadamente 50 kcal. Mas, o que mais se destaca na sua composição é o seu elevado conteúso de vitaminas antioxidantes.

Ao contrário do que se pensa, o kiwi contém 2 vezes mais vitamina C do que a laranja (quase 1 mg por cada grama de fruta), é rico em vitamina B1,  caroteno (pró-vitamina A) e ácido fólico e contém tanta vitamina E como o abacate (3,5 mg por cada 300 g de fruta).

Também é rico em minerais, entre os quais se destacam o potássio, o cálcio, o magnésio (que lhe confere a cor verde), o ferro e o fósforo. O seu conteúdo de potássio , em particular, é impressionante: um kiwi médio contém cerca de 250 mg deste nutriente, conhecido por ser um ansiolíico natural, útil para combater estados de depressão ou ansiedade.

Então quais são os benefícios da ingestão regular deste fruto?

Rico em fibras, o kiwi é ótimo como laxante e para reduzir o colesterol. Como quase não contém sódio e por conter muito potássio, ajuda a regular a tensão arterial e a depurar o organismo, bem como a evitar  depressão e a fadiga. A sua riqueza em vitamina C ativa o metabolismo, reforça o sistema imunológico (as defesas), o sistema cardiovascular e a produçaõ hormonal. Além disso, o kiwi é um rémedio natural para combater o stresse aumentar a capacidade de concentração.

Na hora de comprar o kiwi selecione os que não estiverem machucados e bem firmes. Evite as frutas enrugadas ou com sinal exterior danificado. Se você comprar um kiwi que esteja muito maduro, ele terá uma durabilidade menos.

Curiosidade!!                                                                                                               

Você sabia que além de ser usado em saladas, sucos e sorvetes, o kiwi pode ser usado como amaciante de carne natural. Isso porque o kiwi contém uma enzima chamada actinidina. Corte metade do kiwi e passe na carne, ou então, descasque, amasse, espalhe sobre a superfície da carne e deixe por 10-15 minutos ou mais.


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

quarta-feira, 9 de junho de 2010

RECEITAS A BASE DE SOJA

Almôndegas de soja


Ingredientes:

Massa
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de resíduo de soja
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de cebola poicada
  • Sal a gosto
  • Óleo de soja para fritar
Molho
  • 1 xícara de chá de tomates picados sem sementes
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde picado
  • 3 colheres de sopa de óleo de soja 
  • 3 xícaras de chá de água
  • Sal, alho e pimenta a gosto
Modo de preparo:

Massa

Em uma tigela pequena, misture os ingredientes da massa, forme os bolinhos e, frite em óleo quente. Após a fritura, deixe as almôndegas sobre folha de papel absorvente. 

Molho

Refogue em óleo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. Acrescente o extrato de tomate, o sal e a água. Tampe a panela, abaixando o fogo após a fervura. Cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde. Arrume as almôndegas em uma travessa e cubra-as com o molho. Sirva em seguida.

Rendimento: 12 unidades
POrção de 30 gramas (1 bolinha pequena): 65 kcal


               ____________________________________________________


Torta de banana



Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de farinha de soja
  • 3 colheres de sopa de linhaça triturada
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 150 g de margarina
  • 12 bananas nanicas maduras
  • 4 ovos inteiros
Modo de preparo:

Misture o açúcar, as farinhas e o fermebto e peneire. Junte a margarina e a linhaça e prepare uma "farofa", esfregando os ingredientes com as mãos. Unte uma assadeira média com margarina e povilhe com farinha de trigo. Coloque metade da mistura e coloque as bananas cortadas em 3 partes (no sentido do comprimento). Cubra com o restante da mistura sem apertar. Bata os ovos inteiros, como se fosse fazer uma omelete, coloque sobre a última camada comoa ajuda de um garfo e povilhe com canela em pó. Leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 25 minutos. 

Rendimento: 10 pedaços
Porção de 30 gramas (1 fatia pequena): 115 kcal


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

ALIMENTAÇÃO NA MENOPAUSA


A menopausa é um estágio natural da vida da mulher que sinaliza o fim do período fértil, ou seja, quando os ovários param de funcionar e diminuem os níveis de hormônios progesterona e estrógeno, ocorrendo assim à interrupção da menstruação.

Geralmente acontece entre os 45 e 55 anos de idade, e pode ser dividida em duas etapas principais: a perimenopausa, caracterizada pela presença de ciclos menstruais irregulares, com a última menstruação ocorrida há menos de 12 meses; e a pós-menopausa, com ausência de menstruação por mais de 12 meses.

Devido a está alteração de níveis hormonais, muitas mulheres relatam sintomas desconfortáveis no início da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, palpitação, insônia, diminuição da libido (desejo), irritabilidade, depressão e diminuição da capacidade de atenção e memória. Além disso, a queda de estrogênio pode aumentar a deposição de gorduraabdominal, diminuir a massa magra e a produção de colágeno, e ainda reduzir a absorção de cálcio pelos ossos, o que pode favorecer a osteoporose.

A alimentação pode ser uma aliada muito importante para amenizar estes sintomas e previnir futuras doenças. As isoflavonas da soja, por exemplo, sõa fitoestrégenos que possuem grande capacidade de se ligar a receptores de estrogênio, exercendo um efeito semelhante ao do hormônio feminino. Com isso, podem ajudar a normalizar os níveis deste hormônio, promovendo efeitos benéficos a saúde da mulher durante a menopausa. Além disso, as isoflavonas podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculates e na melhora da densidade mineral óssea. Por isso incluir alimentos a base de soja, como tofu, bebidas a base de soja, proteína texturizada de soja e o próprio grão da soja, pode ser uma ótima dica durante a menopausa. Além da soja, outro alimento rico em fitoestrógenos é a semente de linhaça. Ela pode ser utilizada em saladas, com cereais, em iorgutes ou sobre frutas, contribuindo para a redução dos sintomas da menopausa.


Algumas outras dicas de alimentação também sõa valiosas durante esta fase da vida da mulher:


  • Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Estes alimentos sõa ricos em vitaminas, minerais e fibras, essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar;
  • Fracione as refeições, evitando ficar longos périodos sem comer;
  • Consuma alimentos ricos em cálcio, como leites desnatados e seus derivados, vegetais verde-escuro (couve, espinafre, brócoles), peixes, bebidas de soja enriquecidas, semente de linhaça, gergelim ou girossol;
  • Evite alimentos gordurosos, açúcares e carboidratos refinados, que facilitam o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas cardiovasculares;
  • Atenção ao excesso de sal na alimentação - produtos processados e industrializados (presunto, queijo, salsicha, lingüiça, congelados, macarrão instantâneo, sopas desidratadas) e sal de cozinha;
  • Evite bebidas alcoólicas, cafés e refrigerantes;
  • Garanta uma hidratação adequada. Beba água ao longo do dia, de forma fracionada.

Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aprenda a comer a quantidade certa durante as refeições:

O recomendado é dividir o prato em três partes!!!!


Para emagrecer e manter a boa forma não é preciso deixar nenhum sabor de lado – o segredo está em aprender a comer a quantidade certa e se alimentar de tudo um pouco. 


O prato ideal deve ser dividido em três - metade dele de saladas , mais um terço de grãos, como arroz e feijão, e o restante de proteínas. As proteínas (carnes) devem ter o tamanho da palma da mão aberta, o queijo branco deve ter o tamanho de uma carta de baralho, a panqueca deve ter o tamanho de um CD, a porção de legumes deve ter a quantidade aproximada do tamanho de um mouse e a sobremesa deve ser na quantidade de uma xícara.
Dessa forma é possível ingerir toda a fibra, proteína e carboidrato necessário diariamente sem perder nenhuma "tentação". Para aprender a diminuir as porções, o recomendado é usar pratos menores, pois consequentemente vamos nos   servir de porções menores. Será menos quantidade mas o sabor será o mesmo, e não vai pesar tanto na consciência!!!


sábado, 5 de junho de 2010

*CARDÁPIO ESPECIAL PARA QUEM TEM DIABETES*


Se você sofre com esse distúrbio, saiba como se alimentar corretamente!!!

Bem gente, como sabemos, há uma grande dúvida da parte dos diabéticos em relação ao que comer...
O cardápio abaixo, é um ótimo exemplo para os diabéticos seguirem... Alimentos saudáveis, bastante fibras e pouca gordura, além de ter alimentos como macarrão integral, que tem um índice glicêmico baixo...
Então, é só acompanhar e... bom apetite!



Esse cardápio foi elaborado pela nutricionista Fernanda Scheer, especialista em Nutrição Funcional e Desintoxicação, porém foram feitas algumas adaptações por mim,v isto que nem todos alimentos são facilmente encontrados aqui na nossa região.
Ele foi elaborado com sugestões sobre o que priorizar e o que evitar a fim de amenizar os sintomas do diabetes. 

Detalhe: a dieta não dispensa a medicação.
 
Veja abaixo:
 

Café da manhã:

- Um copo de café com leite de soja ou leite de vaca desnatado
- Uma fatia de pão integral com queijo branco
- Uma fatia média de melão

Lanche da manhã:

- Uma xícara pequena de salada de frutas com 1 col. de sopa de farinha de linhaça
- Uma xícara de chá branco

Almoço:

- Salada crua à vontade priorizando vegetais verde escuros
- Uma col. de azeite de oliva extra virgem para temperar
- Duas col. de sopa de brócolis refogado no alho
- Três col. de sopa de arroz integral
- Três col. de sopa de feijão 
- Uma posta de salmão assada ou peixe da sua preferência, como filé de meluza grelhado ou assado

Sobremesa:  
- Uma maçã ou laranja

Lanche da tarde:

- Um iogurte desnatado com 1 col. de sopa de farinha da casca de maracujá ou de aveia

Jantar:

- Salada crua com azeite de oliva extra virgem
- Um prato fundo cheio de macarrão integral com vegetais, tomate, manjericão e queijo branco, ou mussarela em pequena quantidade

Ceia:

- Um copo de leite de soja ou de vaca desnatado batido com 1 punhado de morangos, ou fruta de sua preferência.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mulheres abusam do álcool para emagrecer!


Anorexia alcoólica atinge dez mulheres a cada homem
Esse foi até um caso muito bem exemplificado, que ocorreu na novela "Viver a vida" , com a personagem Renata, que sofria desse mal: ANOREXIA ALCOÓLICA!
• Mas o que é a anorexia alcoólica? 
A anorexia alcoólica, ou também conhecida como drunkorexia, é mais uma das inúmeras conseqüências do alcoolismo. O consumo demasiado de bebidas alcoólicas provoca a perda de apetite, acarretando graves problemas no aparelho digestivo.
Ela é basicamente um mal feminino, pois atinge dez mulheres a cada homem e está intimamente ligado a quadros de anorexia nervosa, bulimia (compulsão alimentar seguida de vômito) ou outros tipos de transtornos alimentares. Abusar do álcool, neste caso, passa a ser duplamente satisfatório, pois torna-se útil para reduzir o apetite e para mudar a visão de realidade. 
 Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Ainda não há estudos sobre a anorexia alcoólica no Brasil, mas de acordo com o diretor clínico do Center for Motivation and Change, Carrie Wilkens, 30% das mulheres alcoólatras apresentam também algum sintoma de distúrbio alimentar.
Segundo a psiquiatra Angélica Claudino, do Proata (Programa de Orientação e Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares), da Universidade Federal de São Paulo, a anorexia alcoólica é um distúrbio duplo, pois envolve a anorexia e o alcoolismo.
Ela diz ainda que o  que existe na realidade é a associação de dois quadros, de uma doença associada a outra ou a sintomas de outra. O termo anorexia alcoólica é coloquial. É um transtorno alimentar aliado ao alcoolismo. 
A professora Magda Vaissman, do Instituto de Psicologia da UFRJ e chefe do departamento de Dependência Química da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro (APERJ) esclarece que a anorexia é a falta de apetite, um sintoma de um problema do alcoolismo em que o alcoólico vai apresentar uma carência nutricional muito forte. “Ao ingerir o álcool, o alcoólico substitui a comida e seus nutrientes, agride todos os órgãos do aparelho digestivo, do esôfago ao intestino”. A perda de apetite seria uma das outras muitas conseqüências da ingestão de álcool, como esofagite, gastrite hemorrágica, hepatite alcoólica, varizes e hemorragias, carência de absorção das vitaminas do complexo B que pode evoluir para uma pelagra, diabetes secundária pela interrupção da produção de insulina e inibição da absorção de outras vitaminas que aumentam a excreção. Além do desenvolvimento de anemia macrocítica, na qual os glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio no sangue, aumentam para um tamanho maior que o normal.
 
Causa do problema é emocional
Um terço das mulheres que apresentam distúrbios alimentares também abusam do álcool, segundo a psiquiatra. Dentre estas, a maioria apresenta anorexia do tipo bulímico. A causa, segundo a psiquiatra, está sempre associada a diferentes situações.

- Em geral a anorexia nervosa acontece por uma junção de fatores. Há predisposição biológica para desenvolvê-la, aliadas a fatores como estresse, perfil psicológico, ambiente familiar e social.
A psiquiatra afirma também que pacientes com anorexia ou bulimia têm muito mais antecedentes de transtornos alimentares na família, principalmente entre mulheres e, de forma geral, sofrem vícios ou compulsões. "É um perfil de pessoas extrovertidas e impulsivas que precisam de riscos e costumam abusar de outras substâncias ou mesmo ter outras compulsões em jogos ou sexo compulsivo". 
No caso específico da anorexia aliada ao abuso do álcool ou alcoolismo a questão é que ela não se sustenta por muito tempo, segundo a psiquiatra.

- O álcool pode reduzir um pouco o apetite, assim como as anfetaminas, e faz a pessoa se manter em pé, porque tem caloria. Mas é uma caloria vazia, que não nutre nada. Não é verdade que uma pessoa pode viver só de álcool. Não existe ninguém que vai muito longe com as calorias contidas nele.

De acordo com o psiquiatra Celso Garcia Júnior, coordenador do ambulatório de Transtornos Alimentares do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade de Campinas, o transtorno também se caracteriza por atingir mais frequentemente mulheres adultas, "apesar dos transtornos alimentares começarem na adolescência." 
 Fontes: R7, fotos por getty imagens; Olhar vital, disponível em: www.olharvital.ufrj.br/

Então, gente, vamos ficar alertas...
Esse é um mal que está cada vez se tornando mais comum, e que necessita de muita atenção, OK!!